Referência regional, o Centro de Reabilitação (Hospital) Lucy Montoro deu início nesta sexta-feira (12) a um mutirão para a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção a pacientes assistidos pela instituição de saúde. A ação é mais uma conquista do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha, que acompanhou a entrega dos primeiros equipamentos. No mutirão, serão entregues mais de 1,5 mil equipamentos
Segundo Vinicius, a conquista do mutirão marca um avanço significativo na assistência e saúde dos pacientes de 62 municípios assistidos pelo centro de reabilitação. “Sou um apoiador do trabalho realizado neste espaço, de acolhimento e tratamento dos mais diversos casos, de traumas à impossibilidade motora. É unidade de referência na região, atende pacientes de mais de 60 municípios. Quando prefeito de Marília, em 2014, conquistamos esse importante serviço, para as pessoas com necessidades especiais. Agora, mais um avanço, com o mutirão que vai zerar a fila de espera por esses equipamentos”, completou o parlamentar.
A superintendente do Complexo HC/Famema, Paloma Libanio, o diretor-geral da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Valdeir Fagundes de Queiroz e a diretora técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Roberta Cardozo Flores receberam o líder do governo.
A Rede Lucy de Marília foi implantada em 2014 integrada à Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e ao Complexo HC/Famema. A unidade oferece serviços de reabilitação ambulatorial para pacientes com sequelas de AVC/AVE (acidente vascular cerebral/encefálico), traumatismo craniano, amputação, lesão medular, paralisia cerebral infantil e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e síndromes neurológicas.
O fornecimento de Tecnologias Assistivas (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) está vinculado ao programa de reabilitação da instituição. “A conquista do hospital aconteceu durante o nosso governo municipal e de lá para cá o atendimento só cresceu, assistência realizada por multiprofissionais, como: médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos”, concluiu Vinicius Camarinha.