Além da atividade física e, quem sabe, métodos alternativos como procedimentos de intervenção, a alimentação é, na maioria dos casos, o pilar mais importante do processo de perda de peso.
Porém, muitas vezes ele é associado à pouca alimentação, mas o fato é que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Na verdade, diminuir drasticamente o quanto come não trará um resultado eficaz a longo prazo.
E por esse motivo, adorar hábitos alimentares saudáveis é a alternativa mais adequada e até indispensável a quem pretende emagrecer.
Neste post, vamos te mostrar as razões disso, e te dar motivos para adotar essa prática “pra ontem.”
Por que a alimentação saudável é a melhor alternativa pro emagrecimento?
Todas as pessoas que têm como objetivo o emagrecimento, com certeza veem a alimentação saudável como uma das primeiras alternativas para alcançar essa meta.
Porém, como a reeducação alimentar não é algo tão fácil como gostaríamos que fosse, algumas pessoas buscam por outros métodos não tão eficazes, principalmente a longo prazo, e menos ainda seguros.
Um exemplo disso, são os remédios que se dizem milagrosos, porém, o que eles fazem é a inibição do apetite. O que, de fato, resulta nos quilos a menos.
Mas e depois?
Como não tem como tomar remédio a vida toda, quando ele para de ser ingerido, a fome volta, e os hábitos antigos te trazem todos os quilos de volta.
E isso acontece com todos os métodos de emagrecimento, menos com a alimentação balanceada.
Ou seja, ela é a única opção que fará com que você obtenha resultados permanentes, sem efeito sanfona, sem frustrações por ter achado os quilos que perdeu, e que, de quebra, será benéfica à sua saúde, além da estética.
Como a alimentação saudável ajuda a emagrecer?
Alimentos saudáveis são menos calóricos do que os industrializados, isso é um fato.
Comidas gordurosas, biscoitos doces, fast-foods, frituras, chocolates, congelados e outras tentações desse tipo, são, realmente, gostosos pro paladar da grande maioria, mas, ao mesmo tempo, são altamente calóricos e “engordativos.”
Isso, se consumidos em excesso, e convenhamos, é o que acontece, senão, dificilmente iríamos buscar por alternativas de emagrecimento.
Por outro lado, as frutas, verduras, legumes, e as proteínas e carboidratos preparados da maneira correta e com os acompanhamentos certos, são, além de menos calóricos, nutricionalmente ricos.
Ou seja, são importantes para a saúde, já que…:
- diminuem os riscos de diabetes;
- controlam a pressão arterial;
- e com isso, diminuem a incidência de doenças do coração;
- além dela, outras doenças como a obesidade;
- melhoram o funcionamento do corpo e da mente como um todo;
E, quanto ao emagrecimento, a alimentação balanceada tem três principais papéis:
Melhorar e acelerar o metabolismo
Hábitos saudáveis regulam o sistema digestivo, e com isso, melhoram e aceleram o metabolismo, um fator primordial no emagrecimento.
Quem tem o metabolismo lento, tem muita dificuldade para perder peso, já que a taxa metabólica é a velocidade com que o corpo perde caloria, ou seja, se ela for lenta, ele demora para queimá-las e a gordura se localiza com facilidade.
Por outro lado, quem tem o metabolismo rápido, emagrece mais rápido e por não reter tanta gordura, se mantêm magras, caso mantenha os hábitos saudáveis.
Diminuir a quantidade de calorias
O princípio da perda de peso, é a diminuição de calorias, e não dá outra saída a não ser essa.
Nesse caso, a alimentação é o caminho que precisa ser percorrido para chegar aos tão sonhados quilos a menos, pelo menos até inventarem uma “mágica” melhor.
Enquanto isso, consumir alimentos ricos em vitaminas, como as frutas e os vegetais, além de carnes e carboidratos, na medida certa, é a chave do sucesso.
Além disso, esses alimentos também possuem alto teor de fibras e gorduras saudáveis, que têm baixas calorias e saciam a fome por mais tempo, o que diminui o consumo delas durante o dia.
Manter o peso ideal
Não adianta nada se apropriar de qualquer outra forma de emagrecimento, chegar no peso ideal, e logo tornar a engordar.
Medicamentos e cirurgias, por exemplo, auxiliam nesse processo, mas de forma alguma são barreiras permanentes que entram no seu corpo para impedir que você nunca mais seja tomado pelas gorduras.
Já os alimentos certos, mudam os seus hábitos e reeducam seu estilo de vida, e consumindo-os, o peso ideal vai se manter.
Mas lembre-se: dieta saudável não é regime
Para aproveitar dos benefícios a longo prazo, e não se tornar como os remédios, que te ajudam no início, mas dão o efeito rebote caso pare de usá-los, é preciso de uma dieta saudável e não de regime.
A dieta é um hábito alimentar que você tem como seu estilo de vida a longo prazo, assim como o ritual diário de tomar banho, por exemplo.
Não se toma banho uma vez na vida, e a limpeza dura para sempre. Para manter-se limpo, banhos diários são indispensáveis, certo?
Com a dieta, é a mesma dinâmica. Caso queira manter-se sempre com o peso ideal, é necessário que ela seja um hábito contínuo.
Diferentemente do regime, que é feito durante um período de tempo pré-estabelecido, e depois do resultado alcançado, ele se encerra, mas depois disso, é óbvio que os quilos voltam.
E como não é esse nosso objetivo, a dieta saudável é a melhor opção.
Passos para se alimentar melhor e emagrecer
- Coma fruta todos os dias
Comece com 1 porção, e aumente ao longo do tempo, até chegar a três porções diárias, mas em diferentes refeições. - Prefira os alimentos integrais
Assim como o pão, arroz, macarrão, pois eles têm um bom teor de fibras, que são importantes no emagrecimento e ajudam a saciar a fome por mais tempo. - Coma proteínas magras que sejam assadas, cozidas ou grelhadas
Carnes como frango, ovo, peixe e vermelha são ótimas, mas o modo de preparo faz toda a diferença, portanto, tente eliminar a forma frita de ingeri-las. Queijos brancos, feijão e lentilha também são opções super bem-vindas. - Inclua legumes e verduras em todo almoço e janta
Eles são indispensáveis numa dieta saudável, por isso, pelo menos cada um deles precisam estar incluídos em todas as suas refeições de almoço e janta. - Beba água e suco natural
Nada de refrigerantes e sucos de pacote, pois o nível de açúcar dessas duas bebidas é extremamente alto.
Quanto à água, o ideal é de 1,5 a 2 litros por dia.
Esses são os principais hábitos a serem adotados, e comprovadamente são os que trazem maiores resultados, e é claro, mas permanentes.
Além disso, são seguros e trazem inúmeros benefícios à saúde. Mas, quando se trata de emagrecimento, outras práticas e intervenções podem ser ferramentas que contribuem nesse processo e tornam a perda dos quilos e da gordurinha mais fácil.
Afinal, somam-se à alimentação saudável, e trabalham juntos para queimar calorias, eliminar gorduras e saciar a fome mais rapidamente, o que resulta na perda de peso.
Como exemplo, uma das melhores alternativas que pode ser levada em consideração, é o balão gástrico, procedimento que preenche a cavidade gástrica e diminui o tamanho do estômago, e faz com que a pessoa fique mais saciada, com muito menos comida.