O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) multou o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), por propaganda eleitoral antecipada realizada durante o Carnaval. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (10), impondo uma multa de R$ 5.000 ao candidato da coligação Amor por São Paulo, que reúne os partidos PSOL, Rede, PT, PCdoB, PV e PDT.
O motivo da penalização foi uma publicação feita no Instagram oficial de Boulos durante a folia, onde foliões apareciam segurando leques com as frases “Fica, vai ter bolo” e “SP + gostoso com bolo”. Embora a palavra “bolo” não tenha sido escrita, ela foi representada por uma imagem de uma fatia de bolo, em referência ao sobrenome do candidato.
A decisão do TRE-SP veio após recurso apresentado pelo partido Novo, que contestou a decisão inicial de 1ª instância, que havia negado o pedido e arquivado o processo. O juiz relator do caso, Regis de Castilho Barbosa Filho, destacou que a associação entre a imagem do bolo e o nome de Boulos caracterizava propaganda eleitoral antecipada. Ele também lembrou que o candidato já havia utilizado essa associação no podcast “Café com Boulos”, reforçando o entendimento da propaganda extemporânea.
O processo foi identificado pelo número 0600004-13.2024.6.26.0002.