“Melancolia” é o primeiro álbum de estúdio do cantor, compositor e artista visual Igor Pupo, reunindo versões inéditas de canções lançadas em EPs autorais nos últimos anos. O disco, que apresenta uma MPB contemporânea atravessada pela música eletrônica, estará disponível no YouTube e nas plataformas de música no dia 21 de dezembro. Antes, o público pode ouvir e assistir “Represa”, single que abre o projeto.
As letras de “Melancolia” foram escritas em 2014, durante um período depressivo enfrentado pelo artista. Esse processo resultou em quatro EPs conceituais inspirados por elementos da natureza e pelas estações climáticas do ano, que acompanharam o artista durante este processo. Agora, oito dessas composições ganham novas interpretações produzidas por Igor Pupo em parceria com Maravilha, pseudônimo da DJ e produtora musical Isadora Reis.
Apesar da seriedade de suas composições, o disco reúne elementos do pop eletrônico, nos lembrando das pistas de dança, e os cruza com ritmos clássicos da América Latina, como a cumbia e o baião. Essa rica mistura é reflexo da pesquisa musical de Maravilha e provoca um rompimento com o estilo das produções anteriores de Igor, feitas em sua casa em lo-fi.
Com participações especiais do cantor Jasper (da banda Jasper e Gana), em “Primavera e Prontidão”, e da rapper IZBLA, em “Pôr do Nada”, “Melancolia” se mostra como um álbum sonoramente envolvente e que pode ser escutado de duas maneiras, uma mais leve e embalada unicamente pelas batidas, e outra mais apegada à profundidade de suas letras. São músicas para exorcizar demônios, elixires sonoros que transmutam sentimentos em busca de cura.
Um segundo single é esperado junto do lançamento do disco. Em “Surpresa”, um baião eletrônico nos guia por uma história de renovação entre o inverno e a primavera. Essas e as outras faixas contam com participação de Letícia Rosa nos backing vocals, produtora executiva de Pupo.
Além da produção musical de Isadora Reis (Maravilha), o “Melancolia” tem mixagem e masterização por Tetho Souza e foi gravado no estúdio Jardim Elétrico, em Jundiaí (SP). A responsável pela capa do disco é a artista visual Sandra Fava. O projeto foi viabilizado através de edital da Prefeitura de Jundiaí com recursos do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
Acompanhe Igor Pupo no Instagram: @igorpupo