Nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, o município de Joanópolis, localizado a 130 km da capital paulista, na divisa entre SP e MG, comemora, no dia 24 de junho, 143 anos. O nascimento da cidade se deu durante os festejos juninos e transformou a data em uma das festas mais tradicionais de toda a região. Neste ano, preservando a saúde da população, por conta do avanço da COVID-19 e, na importância de manter viva a alegria e a essência cultural do município e região bragantina, a chefia de comunicação através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Eventos e Lazer promoverá um festival online reunindo artistas locais, com apresentações nos principais pontos turísticos, como a Cachoeira dos Pretos, Casa de Cultura de Joanópolis, Rampa de Asa Delta, Coreto da Praça Matriz, entre outros. Fazem parte do line-up Helena Badari e Luiz Waack, Francis Rosa e banda, Juninho Serafranny, Gabriela Franco e Fernando Sanches, Chicamandú, Orquestra Matutos da Mantiqueira, Claudio Egídio e Marcelo, e banda e João Samuel e banda.
De acordo com Leonil Alves Junior, chefe da comunicação da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis e curador do festival, “esta foi a forma de conectar o valor das belezas naturais que temos e que somos, mantendo viva a tradição e ressignificando a maneira de nos relacionarmos com os pontos turísticos da região”. As apresentações foram captadas, durante o mês de maio de 2021, seguindo todas as recomendações de saúde, limpeza e higiene solicitadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estarão disponíveis entre os dias 17 e 24 de junho de 2021, sempre às 20h, na página do Facebook da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis (https://www.facebook.com/prefjoanopolis) e Youtube (www.youtube.com/joanopolisoficial).
Além do evento online, o público terá acesso ao lançamento do site oficial do Turismo na cidade. Nele, encontrarão a Rua Caipira, ambiente virtual que conectará os moradores de Joanópolis, durante o período do festival online, direto aos cozinheiros locais, permitindo assim, solicitar via Whatsapp as comidas típicas da festa. Com isso, a população poderá matar a saudade dos sabores caipiras e ainda valorizar e fortalecer o comércio local.
Confira a programação
17 de Junho, às 20h
Orquestra Matutos da Mantiqueira
Gravado na Cachoeira dos Pretos
18 de Junho, às 20h
Gabriela Franco e Fernando Sanches
Gravado no Calçadão da Igreja Matriz
19 de Junho, às 20h
Chicamandú
Gravado na Casa de Cultura
20 de Junho, às 20h
Juninho Serafranny
Gravado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Bairro dos Pretos
21 de Junho, às 20h
João Samuel e banda
Gravado no Coreto da Praça Central
22 de Junho, às 20h
Claudio Egídio, Marcelo e Banda
Gravado na Casa de Cultura
23 de Junho, às 20h
Helena Badari e Luiz Waack
Gravado na Represa Jaguari
24 de Junho
19h30 – Caiapó
Gravado no Calçadão da Igreja Matriz
20h – Francis Rosa e banda
Gravado no Gigante Adormecido, Rampa de Asa delta
Sobre os artistas
Caiapó
O Caiapó é uma dança popular de origem indígena e que varia conforme a região. No caso de Joanópolis, a representação decorre da doença e morte do pequeno Curumim. Os caiapós chegam alegremente, após a doença e morte do Curumim, se deitam e lamentam o ocorrido. Assim, o pajé realiza um ritual para curar o pequeno, com movimentos e pólvora, que é acesa e revive o Curumim, assim, devido ao triunfo do ritual, os Caiapós levantam-se para comemorar o resultado.
Chicamandú
Formada em 2004, em Joanópolis, a banda Chicamandú reúne música e poesia ao balanço apaixonante eternizado pelo mestre Luiz Gonzaga, num bom forró pé de serra. Com esta mistura rica vem conquistando cada vez mais apreciadores pelo país afora. Com um repertório bem elaborado, a Chicamandú busca uma desconstrução saborosa do conceito musical único, com pitadas de MPB e Reggae.
Claudio Egídio e Marcelo, e banda
Moda de viola de raiz aliada ao saudosismo das músicas que marcaram época, são a marca registrada desta banda formada por amigos. Em seu repertório relembram sucessos sertanejos dos anos 80 e 90.
Francis Rosa
Cantor e compositor, nascido e criado em Joanópolis, Francis Rosa tem em seu repertório canções do gênero moda de viola caipira que traduzem seu amor e respeito pela Serra da Mantiqueira. Toca e canta na companhia dos músicos Paulo Garcia (Baixo e Vocais), Jonas Barroso (Violão e Vocais), Rafael Henrique (Cello), Gel Oliveira (Percuteria) e Rafael Schimidt (Violão e Vocais).
Gabriela Franco e Fernando Sanches
Gabriela e Fernandinho formam dupla desde os anos 2000 quando foram apresentados pelo violinista Jorge Santos. Um verdadeiro encontro de talento e carisma, que se tornou símbolo da nova geração de artistas da região bragantina e, principalmente, em Joanópolis. Apelidados de “A Prata da Casa”, pela saudosa professora Neide Gomes, iniciaram suas apresentações em frente a Igreja Matriz, lugar para qual retornam neste festival, com um repertório eclético com forte influência da MPB. Fazem uma viagem pelos mais diversos estilos musicais, como samba, forró, reggae, pop e sertanejo.
Helena Badari e Luiz Waack
Cantora e compositora joanopolense que preza pela pluralidade. Nesta apresentação reúne canções de artistas da nova cena musical brasileira e também de nomes consagrados, além de temas autorais, como “Ori Gem”, que dá nome à apresentação. A direção musical e arranjos são compartilhados com o guitarrista e produtor Luiz Waack. https://www.facebook.com/helenabadarioficial
João Samuel e Banda
Cantor com influência dos clássicos programas de rádio raiz, iniciou sua carreira participando de bandas rock’n’roll, seguindo sua trajetória em bandas de escola, caiapós e quadrilha da terceira idade. Atualmente, participa de algumas apresentações, além de dedicar-se à carreira de músico na igreja católica.João Samuel e banda relembram clássicos da música popular brasileira e do rock internacional, despertando em seu público uma sensação de contentamento e apreço pela boa música.
Juninho Serafranny
Jovem compositor nascido em berço de músicos do interior, tem um trabalho autoral com letras de amor, vida, sociedade e natureza. Na sua herança, a memória de cantar com o pai nas rádios da região e de acompanhar o importante e reconhecido Capelão e Folgazão, João Egídio nas festas de São Gonçalo, seu avô. Numa tentativa de definir seu gênero musical,seria um Rock and Roça.
Orquestra Matutos da Mantiqueira
Uma orquestra formada exclusivamente por violas caipiras, valorizando as origens e raízes do sertanejo e em especial do povo joanopolense.
SERVIÇO
FESTIVAL ONLINE JOANÓPOLIS 143 ANOS (Gratuito)
Local: https://www.facebook.com/prefjoanopolis / www.youtube.com/joanopolisoficial
Data: de 17 a 24 de junho de 2021
Horário: 20h
Informações: https://www.joanopolis.sp.gov.br/