O mercado de marmitas está em ascensão nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Food Service (ABF), o setor movimentou aproximadamente R$10 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Com o cenário promissor para a geração de renda, a Fundação Paulistana em parceria com o Instituto Capim Santo oferece gratuitamente o curso de Produção de Marmitas em diversos CEUs (Centros Educacionais Unificados) pela cidade de São Paulo. O projeto também tem parceria com o Instituto Baccarelli, onde a instituição atua na gestão de 12 unidades. Com isso, o Programa Cozinha Escola expande a sua atuação em mais comunidades.
As aulas abordam desde as principais técnicas para cozimento e congelamento de diferentes vegetais, carboidratos e proteínas, até a montagem das marmitas, produção de ficha técnica e precificação para as vendas. O curso é de 20 horas e acontece durante 5 dias das 13h às 17h. Ao final, ocorre entrega de certificado. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades, ou pelo link: https://forms.gle/BhvcYjFo8owo9tJN8.
As aulas ocorrem em datas diferentes ao longo de todo o mês de setembro e outubro, em CEUs de toda a capital (Zona Norte, Sul, Leste, Oeste), tais como: Vila Alpina, Carrão, Campo Limpo, São Pedro, São Miguel, Aricanduva, Taipas, Tremembé, Parque Novo Mundo, Heliópolis, Perus, Navegantes, Parelheiros e Freguesia do Ó.
“A ascensão do mercado de marmitas demonstra uma mudança significativa nos hábitos de consumo da população, impulsionada pela busca por praticidade, economia e uma alimentação mais saudável. O curso é uma oportunidade para quem busca uma capacitação na área, para quem quer empreender ou até mesmo para adquirir conhecimento para o dia a dia”, conta Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.
Na marca dos 14 anos, O Instituto Capim é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu principal programa, o curso “Cozinha do Amanhã”, oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais.
A organização já formou mais de 7.500 alunos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré (BA), Trancoso (BA) e Salvador (BA). A parceria com a Fundação Paulistana para a viabilidade de cursos nos CEUs de São Paulo garante a possibilidade de chegar em diversos bairros da cidade e alcançar ainda mais pessoas com formações mais rápidas que engrandecem o currículo e oferecem conhecimento para o mercado de trabalho, abrindo portas para a obtenção de renda.