A Faculdade Terzius, instituição de ensino fundada há mais de 15 anos pelo médico e ex-professor da Unicamp Renato G. G. Terzi e seu sócio Luiz Guilherme Calderon, lançou esse mês os cursos de Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar. As graduações não existem na Região Metropolitana de Campinas, apesar da grande demanda por profissionais dessas áreas. Os alunos poderão realizar estágios em órgãos públicos, por meio de convênio firmados.
Necessidade pública
De acordo com Luiz Guilherme Calderon, presidente da Terzius, os novos cursos foram escolhidos após uma análise das necessidades do setor da saúde: “a Terzius possui uma grande expertise em cursos livres e de pós-graduação. Agora, trouxemos essa bagagem para os cursos de graduação, que não existem na região. A Saúde Coletiva é focada na formação de sanitaristas, que fizeram muita falta durante a pandemia. O curso de Gestão Hospitalar é direcionado a quem pretende administrar uma clínica, hospital ou outra área da saúde”, explica.
São oferecidas 300 vagas para cada curso no formato a distância, distribuídas entre os polos nas cidades de Campinas (SP), Goiânia (GO), Luis Eduardo Magalhães (BA) e Sinop (MT). “Há muito tempo oferecemos cursos no formato a distância. Já passaram pela Terzius mais de 100 mil médicos, o equivalente a 20% do total de profissionais em atividade no País. Apostamos nessa modalidade e criamos metodologias diferenciadas que garantem o padrão de excelência”, ressalta Calderon.
Novo campus
O ensino presencial também será oferecido após a conclusão do novo campus, em Campinas, prevista para dezembro deste ano. Com ampla área construída e totalmente reformada de 12 mil m², o campus terá simuladores realistas, centro de treinamento em cadáver e clínica de atendimento. A unidade, que fica no bairro Parque Via Norte, tem a expectativa de receber mais de 2 mil alunos por mês, distribuídos entre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
Graduações
O bacharelado em Saúde Coletiva tem duração de quatro anos e o objetivo de formar sanitaristas qualificados. Esses profissionais serão os responsáveis por atender às necessidades coletivas de prevenção de doenças e cuidado do bem-estar social, prolongando e melhorando a qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Já o curso tecnólogo em Gestão Hospitalar tem duração de três anos e o objetivo de formar profissionais que desejam trabalhar na área administrativa da saúde. Esse profissional irá gerir unidades de saúde, hospitais e clínicas. O curso vai prepará-lo para todas as necessidades e obrigações do setor.