O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, fez a tabelinha com a inclusão social ao oficializar o patrocínio à equipe Ponte Preta S21 Futsal Down, nessa terça-feira, 21, Dia Mundial da Síndrome de Down.
Em cerimônia realizada na Praça BeGreen, na Entrada das Árvores, 82 atletas foram presenteados com os novos uniformes que serão utilizados nas competições da equipe, que inclui adultos, jovens e crianças. A S21 é a única formação de Futsal Down do Brasil que conta com categoria de base. O evento contou com a presença de autoridades e colaboradores do empreendimento.
Há quatro anos como parceiro do projeto, o Parque D. Pedro Shopping, por meio da gerente de marketing, Taís Tavares, falou sobre o compromisso em apoiar iniciativas como essas.
“Hoje é um dia para celebrar a vida, diversidade e inclusão, a busca por uma sociedade que a gente acredita que tem de ser mais igualitária e inclusiva, livre de preconceitos e com oportunidades para todos. Desde o início da nossa história, a gente sempre buscou quebrar a barreira do preconceito, promovendo a inclusão por meio de várias iniciativas, como, por exemplo, a Sessão Azul, uma sessão de cinema especial e adaptada para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo também vagas exclusivas para autistas nos estacionamentos. Realizamos, ainda, a ação Lacração Solidária, com o Instituto Entre Rodas, que coleta lacres para cadeira de rodas. Também realizamos o cadastro de currículos de pessoas com deficiências e, no último ano, promovemos a Semana da Inclusão com várias palestras de pessoas importantes nessa luta, além da apresentação da Orquestra Brasileira. Essas são apenas algumas das nossas iniciativas para colocar em prática o que acreditamos: nós todos somos indivíduos únicos, com personalidades, sonhos, desejos e potencialidades diferentes. Com os atletas do Futsal não poderia ser diferente”, discursou Tavares, que reforçou a importância do projeto S21 para o DNA inclusivo do Parque D. Pedro Shopping.
Taís lembrou que a parceria com o projeto começou há quatro anos, com uma palestra do atleta Rafael Carvalho para colaboradores do shopping. Desde então, o relacionamento foi se consolidando, com o Parque D. Pedro Shopping dando apoio e visibilidade ao projeto. “O Maurício, um dos idealizadores do S21 Futsal Down, comentou que queria visibilidade, e aproveitamos o nosso potencial para dar isso para eles, ajudando nesse projeto para que cada criança, jovem e adulto possa desenvolver suas habilidades e seus talentos. Neste Dia Mundial da Síndrome de Down, queremos celebrar as conquistas, reconhecer e reforçar a importância de promover os direitos de bem-estar e inclusão na nossa sociedade”.
O secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, esteve presente ao evento e agradeceu o apoio de empresas como o Parque D. Pedro Shopping no fomento do esporte como ferramenta de inclusão social. “Quero agradecer e tirar o chapéu para empresas como o Parque D. Pedro Shopping, que sempre ajudam o esporte, que é uma área que a gente sabe que enfrenta dificuldades, pois nem sempre tem prioridade nas políticas públicas. Queria deixar um abraço do prefeito Dário Saadi, que não pôde estar presente, agradecer ao convite e parabenizar o Maurício Carvalho e o Parque D. Pedro por darem esse pontapé conosco. A gente sabe que, se fizermos um trabalho a mil mãos, o resultado é bem maior”, disse Vanin.
Um dos idealizadores do projeto, Maurício Carvalho, que é coordenador do movimento de inclusão social Maravilha MáXXIma e pai do atleta da equipe Rafael Atkinson Carvalho, falou sobre a importância dos 82 atletas da equipe receberem o uniforme completo. “Era um sonho nosso, agora realizado, poder ter uma foto com todos os atletas utilizando o uniforme da equipe”, afirmou. Ele ressalta que os atletas carregam o nome da cidade e do Parque D. Pedro por onde vão.
“Nós, pais e mães, temos a sorte de ter neste projeto dois excelentes profissionais, José Peixotão e Marcos Ribolli. Hoje o S21 se tornou referência mundial, porque nossos filhos são os protagonistas. São os nossos filhos que representam a Ponte Preta, a cidade de Campinas, o estado de São Paulo e, agora, com muito orgulho, o Parque D. Pedro Shopping. A gente quer dar orgulho para vocês. Nossos atletas são capazes, e cada um deles dá muito orgulho para nós. Temos três atletas da Ponte Preta S21 no Comitê Paralímpico Brasileiro, representando o Parque D. Pedro e a cidade de Campinas”, exaltou Carvalho.
S21 Fustal Down
O S21 Futsal Down começou a ser idealizado em 2015, por José Antonio Peixotão, Marcos Ribolli e Maurício Carvalho. Com o sonho de iniciar um time de futebol para pessoas com síndrome de Down, os três conseguiram, em 2016, realizar o primeiro jogo, no Estádio Moisés Lucarelli, com o apoio da gerente Fabiana Fantini, do Departamento de Marketing da Ponte Preta.
Mas foi somente em junho de 2019 que a equipe se formou oficialmente, com oito atletas representando o S21 Campinas. No mesmo ano, a parceria com a Ponte Preta foi fortalecida, com o clube campineiro cedendo o ginásio para treinos, tornando-se Ponte Preta S21 Futsal Down. Com o passar dos anos, a iniciativa se fortaleceu e se profissionalizou. Hoje, atende gratuitamente mais de 80 atletas, a partir dos quatro anos de idade, por meio de uma ação de construção coletiva voluntária de profissionais de educação física, pais e amigos.
Para participar da equipe, basta vontade e comprometimento, não sendo necessário passar por peneira ou seleção. “Nosso atleta mais experiente, Wilson dos Santos, está com 42 anos. Aqui, respeitamos o tempo de cada um. E eles aprendem, basta ensiná-los, dar oportunidade e acreditar. O protagonismo é deles”, complementa Carvalho. Os treinos acontecem todos os sábados, das 9h às 12h, no Ginásio da Ponte Preta, unidade Paineiras.
São beneficiados crianças, adolescentes, jovens e adultos com síndrome de Down. O projeto visa atender crianças de todas as classes sociais, sem discriminação, atendendo atletas de toda a região metropolitana de Campinas.