Sem acontecer presencialmente desde 2019, o Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI volta ao modelo presencial este ano e será realizado em Campinas, de 01 a 04 de novembro, no Centro de Convenções Royal Palm Hall. O mais importante evento da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) está com as inscrições abertas no hotsite https://congresso.febrapsi.org.
Considerado o grande encontro dos psicanalistas brasileiros, o congresso da FEBRAPSI, que está na 29ª edição, é realizado a cada dois anos, sempre em parceria com uma de suas instituições federadas, sendo essa a primeira vez que Campinas sedia o evento. A edição homenageará o texto de Freud “O Eu e o Isso”, que completou 100 anos de sua primeira publicação.
A edição 2023 espera reunir cerca de 1.800 participantes, entre psicanalistas das Sociedades e Grupos filiados. Também são esperados estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais da área de saúde (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros), consultores e profissionais de instituições de Ciência & Tecnologia para um rico encontro de experiências científicas.
Para retomar o Congresso presencial, a FEBRAPSI, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Psicanálise Campinas, anfitriã do encontro, trabalhou intensamente. Tudo para que a organização do evento esteja à altura da tradição que cerca esse encontro, tanto no que se refere ao programa científico como em relação à programação cultural e social.
Com relação ao conjunto das atividades científicas, a visão pluralista da FEBRAPSI se materializa na colaboração de todas as federadas e seus membros. As inúmeras propostas de atividades enviadas, que refletem a amplitude do movimento psicanalítico da Federação, estão no programa científico.
Assim, essa 29ª edição terá nove eixos de reflexão: “Pensando a psicanálise”; “Psicanálise e cultura”; “a Clínica”; “o Conceitual”; “uso de Tecnologias”; “Comunidade e projetos sociais”; “Intolerância e preconceito”; “Infância e adolescência”; “Didático e o institucional”. Esses eixos concentram 18 cursos, quatro Grupos de Trabalho, 107 Mesas Redondas, 120 Temas Livres, 27 Pôsteres, 18 Diálogos Psicanalíticos e seis Debates Clínicos.
Além da parte científica, o evento terá atividades sociais e culturais com apresentações da riqueza cultural de Campinas e região.
O tema
Com o tema “O Eu com Isso: afetos em emergência”, escolhido em conjunto com os diretores científicos das Sociedades e Grupos de Estudos federados, a FEBRAPSI destaca o texto de Freud que inaugura a teoria estrutural, ligada também à nova concepção pulsional, inserindo outros elementos constitutivos de caráter enigmático na descrição do aparato psíquico. Transformações essas que aproximam a obra freudiana da prática clínica contemporânea e de questões culturais que permeiam a sociedade atual.