Campinas inaugurou nesta segunda-feira, 11 de setembro, o piloto do projeto “Abrigo Amigo”, que promove uma companhia remota a quem estiver aguardando o ônibus à noite, especialmente mulheres e pessoas vulneráveis, por meio de chamadas de vídeo. O primeiro ponto a receber o dispositivo fica na avenida Francisco Glicério, uma das mais importantes do centro de Campinas, onde há alta demanda de usuários.
O painel digital MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) já instalado no abrigo foi adaptado para receber chamadas de vídeo, conectando os usuários a uma central de atendimento. A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas.
O objetivo é minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. Apesar de ter foco nas mulheres, o projeto tem propósito inclusivo e atenderá qualquer pessoa que se sinta vulnerável.
Outros três abrigos que já contavam com painéis digitais MUPI’s receberão a tecnologia nos próximos dias em Campinas. E mais 16 pontos serão adaptados em até 90 dias, totalizando 20 “Abrigos Amigos” em Campinas. Para identificar os locais, foram considerados a abrangência, de modo a atender diferentes regiões do município, bem como a demanda de embarque no período noturno, em geral, em abrigos próximos a escolas, faculdades, shoppings e supermercados. Os locais de instalação poderão ser reavaliados de acordo com a utilização apresentada.
Como vai funcionar
Os abrigos que contam com painéis digitais serão adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones. Ao longo do dia, as telas irão funcionar normalmente para os informes publicitários.
A partir das 20h, o painel exibirá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para iniciar a chamada, o usuário deverá tocar na tela e um atendente orientará e tomará as providências necessárias com base na situação relatada. Os protocolos de atendimento foram definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O “Abrigo Amigo” foi lançado oficialmente pela Eletromidia no dia 28 de agosto, em São Paulo. A empresa anunciou a previsão de instalar a tecnologia gradativamente em 100 abrigos que contam com painéis digitais – 20 em Campinas, 70 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro. Anteriormente intitulada “Guarded Bus Stop”, a campanha de lançamento foi premiada internacionalmente em Cannes.