No ano em que completa 20 anos, o Parque D. Pedro Shopping vai ganhar uma nova roupagem. Administrado pela Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, o empreendimento de Campinas passará por uma revitalização completa. A reestruturação traz um novo olhar sobre a proposta original do shopping: ser um parque com relevância da luz natural e áreas verdes com implementação de novo paisagismo para receber os visitantes. As obras já iniciaram sem impactar o funcionamento do shopping, e o projeto estará completo em três anos.
A inspiração vem da própria história do Parque D. Pedro e contará com linhas de grafismo contemporâneas, design e funcionalidade. Todo o projeto de iluminação será renovado. Haverá ampliação dos banheiros e a revitalização de todas as portarias, que vão receber novos revestimentos e áreas ajardinadas. Um dos principais destaques será a praça de alimentação, que se transformará em um grande parque, oferecendo um espaço de convergência e múltiplo uso — trabalho, lazer e picnic, espaço infantil -, onde a natureza complementa o mix comercial.
“Os nossos shoppings são muito mais do que centros de compra; são áreas de vivência que oferecem aos nossos clientes bem-estar, conveniência e conforto. O Parque D. Pedro Shopping, um dos mais importantes do nosso portfólio, iniciará seu novo ciclo recebendo o público com uma experiência ainda melhor”, afirma o Diretor de Desenvolvimento da Aliansce Sonae, Mario Oliveira.
O projeto está sendo coordenado pela equipe de Arquitetura da Aliansce Sonae junto de diversos escritórios terceirizados. A revitalização começa pelo Corredor das Flores, seguida pelo Corredor das Árvores, que vão ganhar paisagismo e lounges internos e externos. Ao todo, serão mais de 48 mil m² de área revitalizada.
O superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcello Zaffalon, ressalta que a revitalização é estratégica para oferecer aos lojistas e clientes um ambiente mais moderno e acolhedor. “O projeto aprimora o nosso compromisso de proporcionar aos nossos visitantes ótimas experiências de entretenimento, gastronomia e convivência”, explica Zaffalon.
Referência em sustentabilidade no setor, o Parque D. Pedro Shopping foi o primeiro empreendimento a receber certificação ambiental, adotando desde a sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Com 127.300 m² de ABL (área bruta locável), o shopping oferece mais de 483 opções aos clientes entre cerca de 385 lojas, sendo 26 lojas âncora e 18 megalojas, 20 restaurantes e 39 operações na praça de alimentação, além de um complexo que inclui 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.